Thalita Vitachi

Substrato para plantas

o que é, quais os benefícios e como escolher ?

Todo amante de plantas, iniciante ou não, já se deparou com o dilema do substrato na hora de cuidar do jardim: o que é, qual o seu papel, usar ou não, e como escolher o ideal para as espécies em mãos.

Pensando nisso, conversamos com profissionais do ramo para sanar as principais dúvidas sobre o assunto e dar dicas de como aproveitar todos os benefícios que um bom substrato pode oferecer às suas plantas.

composição do substrato

Assim como a exposição solar, rega e localização das espécies, o meio onde a semente criará suas raízes e se desenvolverá, conhecido como substrato, precisa ser apropriado segundo as suas necessidades. “Ele pode ser arenoso, argiloso, com bastante matéria orgânica e até a própria areia”, explica Armando Salvador, engenheiro agrônomo e paisagista na Plantare Paisagismo.

O que difere o tipo de substrato são as necessidades de cada planta, considerando que algumas precisam de mais ou menos retenção de água, nutrientes específicos e oxigenação das raízes, como as orquídeas.

“Precisamos tomar cuidado com a escolha do substrato porque, quando regamos uma planta, tapamos todos os poros com água, deixando as raízes temporariamente sem ar. Por isso, alguns substratos deixam o excesso de água escorrer, liberando mais oxigênio para as raízes; outros tipos fazem o contrário e retêm a água, apodrecendo plantas que não se dão bem com este cenário”, complementa.


Apesar da importância de entender as peculiaridades de cada espécie, o mercado ainda disponibiliza os chamados “substratos para plantas em geral” ou terra vegetal.

Pensando nisso, plantas que, na natureza, crescem em solo, podem se dar bem com terra vegetal quando em vasos; enquanto as epífitas, que, de forma selvagem, crescem em árvores ou pedras – como as orquídeas – precisam de substratos mais grosseiros e não se dão bem com este tipo de material generalista.

Thalita Vitachi, bióloga paisagista e sócia de Armando no Plantare Paisagismo, salienta a importância dos componentes corretos ao afirmar que as plantas são seres vivos e, como humanos e animais, possuem necessidades específicas.

“Elas possuem metabolismo ativo e, da mesma forma que precisamos diariamente de nutrição e hidratação, isso também acontece com elas, seja em solo natural, jardins, seja em vasos. As plantas em vaso não possuem autonomia de afundar suas raízes para buscar nutrientes, portanto, demandam do seu cuidador a rotina de mantê-las hidratadas e nutridas”, explica.

A bióloga também cita outro ponto importante: manter o substrato rico, adubado e selecionado para a espécie. Recebendo água diariamente, mas sem o meio de desenvolvimento ideal, a planta absorverá todos os nutrientes até que não sobre mais, dificultando a sua sobrevivência.

fonte: https://revistacasaejardim.globo.com/paisagismo/noticia/2024/05/substrato-para-plantas-o-que-e-quais-os-beneficios-e-como-escolher.ghtml