Thalita Vitachi

10 plantas com flores

Paisagistas indicam espécies com flores para colorir e alegrar a casa

As plantas são capazes de transformar uma morada urbana em um verdadeiro oásis. Em tempos de quarentena, fica ainda mais evidente o quanto elas são essenciais para nos reconectar com a natureza e com o ambiente exterior.

Há espécies que nos auxiliam de diversas maneiras: daquelas que melhoram a qualidade do ar e as que nos ajudam a acalmar e controlar a ansiedade. “Como as espécies com folhagens exuberantes que estão em alta em projetos paisagísticos, as flores também ajudam a criar a sensação de bem-estar”, comenta a professora de paisagismo Flávia Nunes.

Além disso, as plantas que dão flores são ótimas opções para trazer alegria e leveza para dentro e fora de casa. “Algumas plantas bem conhecidas resgatam as nossas memórias afetivas, como o lírio-da-paz ou as violetas. Por isso, vale sempre apostar nestas espécies para trazer acolhimento para dentro de casa”, comenta a bióloga e paisagista Thalita Vitachi.

Listamos abaixo flores que vão bem em vasos, pequenos canteiros e jardins – algumas são até trepadeiras, como é o caso da primavera e da flor-de-cera. A maioria das espécies, quando regadas regularmente e adubadas, floresce mais de uma vez.

Orquídeas

As orquídeas são as queridinhas de muita gente quando o assunto são flores. Das mais conhecidas (cattleyas e vendas) às mais raras, elas sempre têm espaço nas casas dos apaixonados por flores. As paisagistas indicam duas espécies de orquídeas que fogem do comum: spathoglottis plicata (que costuma ter flores em tons de violeta ou rosa) e a ludisia (com flores miúdas brancas e brilhantes). As duas são bem ornamentais e podem ser cultivadas em vaso.

Antúrios

A variedade de tons dos Antúrios tem chamado a atenção dos apaixonados por flores. A planta rouba a cena quando exibe inflorescências de diversas cores (a flor é, na verdade, considerada a ponta do pendão). “Hoje, os antúrios vêm com novas roupagens. Há plantas em tons de branco até o preto, passando pelo vinho e roxo. Seu tamanho também varia muito”, conta a paisagista Flávia Nunes. Além disso, o antúrio é uma das espécies que ajudam a filtrar o ar dentro de casa.

Lírios-da-paz

“ Todo mundo que já teve, tem uma história afetiva com o lírio-da-paz”, comenta Thalita Vitachi. Apesar de ser figurinha carimbada em muitas casas, a espécie ainda é uma das plantas mais vendidas. É fácil de entender: eles vão bem em vasos e espaços sombreados e fazem jus ao seu nome ao ajudar a acalmar o ambiente. “Quem quiser um lírio-da-paz diferente, pode apostar no Spathiphyllum cannifolium. Ele é uma espécie nativa nossa e possui um aroma marcante”, comenta Flávia Nunes.

Kalanchoe

Além de fáceis de encontrar, as kalanchoes são simples de cuidar e costumam ficar floridas por bastante tempo. A espécie dá flores de várias cores e as folhas grandes e robustas são bem resistentes. O truque para florescer de novo é usar um pouco de adubo de tempos em tempos.

Tillandsia

“A espécie marca pela flor palmada e as linhas finas dá folhas”, explica Thalita Vitachi. A tillandsia é uma epífita (espécie que vive sobre outra) e super fácil de cuidar: ela não precisa de muita terra, nem de muita água, mas o ideal é tê-las em espaço sombreado, nunca sol direto. Ela fica muito bonita em aramados ou em grandes bacias.

Bromélia

Há várias espécies de bromélias que podem dar cor ao seu jardim ou varanda. Muitas delas podem, inclusive, ser cultivadas em vasos, em espaços sombreados, longe da exposição direta ao sol. O abacaxi ornamental, por exemplo, é uma das espécies tropicais de bromélia com uma folhagem exuberante. “Ele pode, inclusive, ser usado em arranjos de flores”, sugere Thalita Vitachi.

Sunpatiens

Fáceis de cuidar, as flores super coloridas da sunpatiens podem ser usadas até como forração de jardim. Suas folhas são espessas, serrilhadas e gostam de exposição direta ao sol, mas preferem o solo úmido. A espécie tem uma florada que dura em torno de oito meses em vasos ou canteiros.

Medinilla magnifica

Conhecida também como uva-rosa, a medinilla magnifica é de fácil cultivo em aramados ou em vasos. Vai bem em varandas ou jardins. Ela é originária das Filipinas e prefere clima quente e úmido, com um pouco de sombra. A rega deve ser frequente, mas evite deixar acumular água nas raízes.

Flor-de-cera

A hoya carnosa é uma planta trepadeira que possui um buquê de flores em forma de estrela, que costumam abrir na primavera ou verão. Ela é uma espécie de meia sombra, ou seja, gosta de luz difusa. O nome popular faz referência ao aspecto das flores, que parecem de cera, e são mais espessas, por isso, ela suporta regas mais espaçadas. Uma das mais marcantes características da flor-de-cera é exalar à noite um perfume adocicado.

Buganvílias

As buganvílias, ou primaveras, tem um apelo rústico e servem, principalmente, como trepadeiras. Uma de suas variações não possui espinhos. Assim, esta espécie arbustiva pode, inclusive, ser plantada em vaso.

fonte: https://casavogue.globo.com/Arquitetura/Paisagismo/noticia/2020/04/10-plantas-com-flores-para-trazer-alegria-para-casa.html