Thalita Vitachi

6 plantas que acalmam e diminuem a ansiedade

As espécies usadas em chás e aromaterapia ajudam a relaxar dentro de casa

As plantas são capazes de transformar a energia de uma casa, melhorar a qualidade do ar, reduzir o estresse e ajudar a diminuir o ritmo. Ao longo da história, as propriedades tranquilizantes de muitas espécies foram exploradas de diferentes formas em chás, medicamentos ou aromas. Com a ajuda da bióloga e paisagista Thalita Vitachi, reunimos algumas plantas que acalmam para te ajudar ter um dia a dia mais relaxante em tempos difíceis como este.

Lavanda

É difícil resistir à lavanda. As texturas de sua flor e folhas e seus aromas encantam há séculos. Da planta, é possível extrair um dos mais versáteis e tranquilizantes dos óleos essenciais, que ajuda a ter uma noite de sono restauradora.

Alecrim

“Como a lavanda, o alecrim é uma das plantas com efeitos calmantes”, comenta a paisagista Thalita. Além de ser usada para fazer chás, a planta do alecrim também transforma-se em óleo essencial já que seu aroma é relaxante.

Passiflora

A planta do maracujá é conhecida há milênios por suas propriedades tranquilizantes. Além florir e dar frutos, a planta é muito usada em compostos de medicamentos naturais já que possui um leve efeito sedativo.

Hortelã

Popularmente usado para fazer chás, o hortelã é um calmante natural. Seu perfume característico é relaxante, o que faz com que a erva seja muito usado em aromaterapia.

Erva-cidreira

A espécie Melissa officinalis ajuda a aliviar o estresse e auxilia, inclusive, no relaxamento muscular. A espécie pode ser usada como chá. O óleo de Capim Cidreira também é muito usado para reduzir a ansiedade.

Manjericão

“O manjericão ajuda a melhorar o nosso humor”, comenta Thalita. A erva muito usada na culinária mediterrânea tem um aroma característico, que dá energia e melhora o ânimo. É uma das espécies usadas em óleos essenciais ajudam a aliviar os sintomas de cansaço..

fonte: https://casavogue.globo.com/Arquitetura/Paisagismo/noticia/2020/03/6-plantas-que-acalmam-e-diminuem-ansiedade.html